IAPTEC CAMPEÃO DA ESMERALDA

05/03/2020 por João Alfredo Aurenção Pereira da Silva
general.news_image

Após um merecido final de semana para recarregar as baterias e aproveitar o Carnaval, a LZN voltou com tudo. Nesse último domingo, na Arena Manet, palco de tantas decisões, foi a vez de Cruzeirinho e IAPTEC se enfrentarem pela grande decisão da divisão Esmeralda. O confronto prometia muito, especialmente pela maneira como as duas equipes chegaram até a grande decisão. Contudo, na hora que a bola rolou, vimos um exemplo claro de como a experiência e o oportunismo podem falar mais alto que a juventude.

Assim que a bola rolou, o pivô da equipe do IAPTEC, o camisa 35 Raphael Moreira já havia mostrado seu cartão de visitas.  A pressão gerou um escanteio bem no comecinho da partida, e assim que a bola entrou em jogo novamente, o atacante, num único movimento, venceu o goleiro Francisco Rômulo com uma finalização precisa, no alto, sem chances para o arqueiro. Logo em seguida, foi a vez do próprio goleiro do Cruzeirinho acabar ajudando o IPTEC a marcar.

 Novamente com uma primeira linha de marcação elevado, o capitão Michael Pereira foi obrigado a recuar a bola até Francisco. O goleiro, tão seguro com os pés durante todo campeonato acabou furando, e só foi capaz de observar a bola balançar a rede ao entrar lentamente. Nas cordas, tendo sentido o golpe do adversário, o time do camisa dez Iury Caetano, um dos artilheiros da competição, pediu um tempo para esfriar a partida somente com cinco minutos de bola rolando.

Após o pedido de tempo e de uma longa conversa, o Cruzeirinho voltou, sim, melhor, mas as chances criadas não estavam sendo aproveitadas por quem decidiu durante todo mata-mata. Iury e Thiago Santos tiveram algumas situações onde não existia defensor entre eles e o goleiro, mas a finalização ou saia muito fraca ou então não acertava a meta do camisa 12 Brandom Gabriel. Com o adversário mais presente no campo ofensivo, o IAPTEC também mostrou seu pode de entrega na marcação e compromisso tático, evidenciando que todos do elenco estavam prontos para sair exaustos de campo.

Quando a bola rolou na segunda etapa, parecia até replay. Os primeiros minutos do período derradeiro seriam importantíssimos para decidir como o Cruzeirinho iria reagir tendo 22 minutos para reverter o placar desfavorável. E foi da pior maneira possível que a equipe branca se portou. A desatenção na saída de bola fez com que o IAPTEC marcasse novamente duas vezes nos primeiros quatro minutos de jogo. Dessa vez, quem marcou primeiro foi o camisa nove Luis Henrique, que ganhou na velocidade e tocou com calma para ampliar.

Poucos momentos depois, o nome do confronto, Raphael Moreira, tocaria na saída do goleiro para colocar uma mão na taça. Foi evidente o impacto negativo que mais esse começo péssimo teve nos jogadores do Cruzeirinho. As chances que antes foram criadas para tentar igualar o confronto de alguma forma já não saiam mais. As jogadas agudas praticamente acabaram, e o time azul se conteve em arriscar muito de fora da área, e isso só confirmou ainda mais o goleiro Brandom como um dos melhores em campo. Muito seguro mesmo com o campo molhado, um dos jovens talentos do IAPTEC sequer deu rebote durante todo o confronto.

Com o relógio andando, o título que parecia improvável ao analisar a tabela de classificação após o término da primeira fase, se mostrou cada segundo mais próximo para o IAPTEC, que se deu o luxo de colocar alguns reservas para jogar, mas quem também deixou sua marca até seu último toque na bola foi o camisa dez Michael Bruno. Dono do meio campo, o pensador do time preto fará com que seus adversários tenham pesadelos toda vez que ele pegava a bola para armar sua equipe.

Para finalizar essa goleada, o camisa 18 Luã Machado ainda marcou o gol da partida. O meio campista recebeu um passe que parecia curto demais, só que com uma última passada larga e um chute indefensável, acertou o ângulo, fechando o placar e essa grande vitória do IAPTEC, que saiu da repescagem para conquistar a divisão Esmeralda.